MISSED HISTORY: contact vinlandmap.info

FAMINES IN THE INDIAN SUBCONTINENT, 1500 to 1767
To home page


1588 (a): south-east Tamil Nadu (+ Sri Lanka)1588 map
Documented causes: partly war, but even fishing was poor
Documented effects: heavy mortality; plague; Jesuit relief efforts

Josef Wicki (Ed.) "Documenta Indica" (vol. 15, 1981)
p78 (annual report from P. Gonçalo Fernandes, on the Costa da Pescaria [=the Fishery Coast of Tamil Nadu, apparently based at Tuticorin / Thoothukudi] to Rome, 12 Nov 1588): "Foi Deos Nosso Senhor servido visitar a esta Costa estas anno com fome, doensas e inquietasões de guerra, e sobretodo com a fraqueza da pescaria. A fome foi tão grande que com parcer dos patanguatins [Footnote: "... Regedor duma aldeia dos paravas, na costa da pescaria. Do tam. pattankatti ...."] se tomou dinheiro emprestado pera se poderem de alguma maneira remediar as necessdiades publicas, e se deu ordem como per todos os lugares da Costa, que entre grandes e pequenos são vinte e quatro, se mandasem fazer cousas e huma vez no dia se desem a todos os que a quisesem, asim a cristãos como a mouros e gentios. E no lugar de Tutucurim chegou dia que se deo a melhoria de mil e novesentas pesoas, e nos mais lugares dos cristãos se dava esta esmola. Vindo a buscá-la no caminho morerão, tanta era a fome geral que nestas partes ouve. Durou esta esmola como dous mezes e mais, em que se gastarão sete mil fanões, não entrando algumas esmolas que algumas pesoas fazião pera a mesma obra. Em a ylha de Manar [off the north-west coast of Sri Lanka] foi mayor a fome e durou mais tempo. …" [Further details given of the famine on Mannar]

pp224-5 (report from P. Diogo da Cunha at Cochim [=Kochi] to P. Claudio Aquaviva, Jesuit General in Rome, 6 Jan 1589): … "Numa doença que ouve em Manar, como ramo de peste, exercitaram os nosos muta charidade com os pobres, provendo-os nam somente do spiritual senão tambem do corporal, na qual obra por via dos nosos se guastariam perto de mil cruzados, huns d'esmollas outros d'emprestimos que despois os christãos paguarão. Na Costa [i.e. the Fishery Coast again] ouve dous ou tres meses muta fome, em que os necesidados padeciam muito e, pera nam morerem muitos, se ordenou dar a todos os pobres por todos os lugares canja d'arroz cada dia, com que se sostentavam, asi as christãos como a gentios, em que se gastarião d'esmollas e emprestemos, que despois os christãos paguarão, pasante de mil cruzados, de que os gentios estranhamente se edificavam e confundiam. Corre-se com os spirituais e com a doutrina dos mininos cada dia, e com as mais cousas como dantes. As amizades que se fazem são cotidianas.
Este ano estivemos dous meses de guera com os gentios d'alguns luguares desta Costa, em que ouve feridos e mortos d'ambas partes …"
To home page