MISSED HISTORY: contact vinlandmap.info

FAMINES IN THE INDIAN SUBCONTINENT, 1500 to 1767
To home page


1570 (ish) (a): Cambay1570 map
Documented causes: unspecified
Documented effects: voluntary slavery

Cesare de Federici, ""Viaggio di Messer Cesare de Federici nell'India Orientale" (1587)
Capitolo 7: Goa, Diu e Cambaia. "… Cambaiette è sul mare ed è assai bella città, nella quale io mi son ritrovato in tempo di calamità di carestia, e ho visto i padri e le madri gentili andar pregando i Portoghesi che comprassero i loro figliuoli e figlie, e gli vendevano per sei, otto e dieci larini l’uno; e un larino, ridotto alla nostra moneta, può valer intorno ad un mocenigo." [Although the narrative, which covers a period of some 18 years, is not clear about the date, the "Dizionario Biografico degli Italiani" (Vol. 45, 1995) implies that Federici visited Cambay in 1570; however, Irfan Habib, in "The Agrarian System of Mughal India ..." (rev. 1999) p114, note 6, suggests a date between 1563 and 1567]
"The voyage and trauaile of M. Cæsar Frederick, merchant of Venice, into the East India …" (English translation of above, 1588)
pp4-5: "Goa, Dui, and Cambaia. ... Cambaietta is scituate on the Seas side, and a very faire Citie, the time that I was there, the citie was in great calamity and scarcenes, so that I haue seene the men of the countrey that were Gentiles take their children, their sonnes, and their daughters, and haue desired the Portingales to buie them, and I haue seene them sold for eight or ten Larines a peece, which maye be of our money x. s. or xiii. s. iiii. d."

1570 (b): Fishery Coast, Tamil Nadu + Goa
Documented causes: unspecified
Documented effects: heavy mortality, voluntary slavery, epidemic in Goa

Robert Caldwell "A Political and General History of the District of Tinnevelly, in the Presidency of Madras" (1881)
p72: "1570. Great famine on the fishery coast. Father Henriquez established famine relief houses, in some of which fifty persons were daily fed."
José de Sousa Amado, "Historia da Egreja Catholica em Portugal ..." (vol. 7 pt. 2, 1876)
pp319-20: "Agora (1570) não desdizem, por occasião da peste, que tanto lavrou em Goa, e povoações visinhas.
Aqui, como em toda a parte, avultando o numero de pobres, n'estes lavrava mais o flagelho, e menos descanço permittia aos padres da Companhia. A tudo, ou a quasi, elles tinham de attender. Encontravam pobres, que nem esteira tinham; antão lhes procuravam leito, e adjuntos, lhes grangeavam alimentos, e d'elles eram os portadores, assistiam lhes á morte, amortalhavam-os, acompanhavam-os ao cemiterio, por suas mãos abriam a cove, e os sepultavam.
Desde o principio do flagello contavam-se as mortes pelo numero de casos, porque os medicos, gentios, resultados nenhums colhiam dos remedios, que applicavam; o provincial chamou de Salsete o Padre Pedro Affonso, de maneiras especiaes para com os enfermos, e lhe recommendou, que promovesse a vinda tambem do medico christão, que alli havia. Compareceram ambos, e desde logo mãos á obra, muitas vidas foram salvas.
Durou a peste dois mezes e meio, e com quanto os jezuitas se expozessem a todo o trabalho e perigo, em contacto com os enfermos, nem um só foi atacado. Providencia especial de Deus.
Depois que cessou a peste, houve extraordinarias conversões dos gentios. Só de Goa e visinhanças concorreram ao baptismo trez mil oito centos e quarenta pessoas.
Se em Goa a providencia de Deus açoutou aos povos, na Pescaria, se não tornava menos rigorosa por mingua de alimentos. Chagou a fome a tal ponto, que muitos succumbiam; e paes houve, que por vil preço vendiam os filhos; maridos, suas mulheres; irmãos seus irmãos; a fim de por mais alguns dias conservarem a vida.
A tantas tribulações e angustias occoreu o Padre Henrique Henriques, grangeando esmolas dos ricos, e encarregando as confrarias de distribuil-as.
Houve posto de beneficencia, onde, por dia, quinhentos indigentes recebiam o alimento, necessario para irem entertendo a vida.
Mais que a doutrina, impressionavam os gentios estas obras de caridade, e resultou, que muitos abraçaram, em logar da sua, a nova religião, que tanto lhes era providencia benefica.
Assim de tantos males tirou Deus bens, não só para augmento da egreja da terra, mas tambem maior gloria na do ceu. O padre Henrique Henriques vendo, que tantos paes vendiam os filhos, por preço insignificante, mormente quando pouca ou nenhuma vida promettiam já, comprava-os, administrava-lhes o baptismo, e a pouco espaço eram principes na gloria eterna.
Ainda mais a caridade subiu de ponto, porque o visitador da Companhia vindo a estes logares, e vendo tão grande calamidade, contrahiu emprestimo de não pequena somma para acudir aos famintos."
Josef Wicki (Ed.) "Documenta Indica" (vol. 8, 1964)
pp351-2 (P. Didacus da Cunha, at Punicale [=Punnaikayal, Tamil Nadu] to the fathers & brothers of the Jesuit province of Portugal, 24 Dec 1570): … "Visitou Noso Senhor este anno toda esta terra com huma fome geral e muito grande, de que morreo muita gente, assi polla terra dentro como nesta Costa, onde muito mais morrera se não for a a charidade dos christãos e trabalho que os nossos levarão, e a boa ordem que o Padre Reitor nisto nos deu, repartindo-nos, os lugares da Costa, que aviamos de visitar, com alguns christãos que nisto nos ajudassem. Ordenarão-se logo pellas povoações casas como espritaes em que os pobres se recolhessem, a acodirão os christãos e seus regedores com suas esmolas, offerecendo-se para pagar, pera a pescaria do aljofre, tudo o mais que os Padres nisto gastassem. O Padre Visitador, vendo esta necessidade, ajudou tambem com duzentos cruzados que por amor de Deos pedio emprestados. Com isto, e principalmente com o que os christãos derão, agazalhamos grande numero de pobres, porque lugar avia onde se dava cada dia de comer a mais de quinhentos; servindo-os os christãos e Irmãos com muita charidade, assi a christãos como a gentios, de que os infieis se edificavão e espantavão muito.
Foi a fome em tanto crecimento que nem isto bastava, e assi vendião os paes aos filhos, os irmãos aos irmãos, e os maridos as molheres, e os proprios a sy mesmos por muito pequeno preço, escolhendo antes perder a liberdade por elle que a vida com a fome. Desta necessidade temporal tirou Noso Senhor muitos proveitos spirituaes, porque muitos com isto se baptisarão; e muitas vezes vinhão tanto nos ossos que já não avia lugar pera o remedio temporal, senão pera o spiritual de que logo hião gozar. A muitas crianças aconteceo baptisarem-nas já meio mortas e outras comprarmos por menos de 30 reis com que logo hião gozar dos premios eternos, porque hé Noso Senhor tão bom que deste trabalho temporal tira tantos proveitos spirituaes. Não se acabou ainde de todo este castigo, ainda que pola bondade de Deos vai abrandando com a novidade, que começa já a vyr, e esperamos nelle cessará cedo de todo.
Nesta fome e trabalho acontecerão algumas particularidades em que parece se queria Noso Senhor lembrar de suas criaturas. Indo hum Padre visitar a igreja, que acyma disse pola terra dentro, o vierão chamar depressa que acodisse a hum gentio que estava em passamento e pedia o baptismo. Foi o Padre correndo; a, acabando de o baptisar, espirou. Parece que N. Senhor o guardava para aquela hora.
Outro estando ferido de feridas mortaes não se queria baptisar; e, indo lá hum dos nossos e falhando-lhe, prouve a Noso Senhor o quis fazer com tanta contrição e fervor que depois dizia que não sentia outro alivio senão quando lhe falavão de Deos; e assy com isto morreo a noite seguinte com tanta fee e conformidade, que dizião os christãos e portugueses que nunca virão morrer pessoa com tanta fee. A outro gentio aconteceo o mesmo, falecendo a mesma noite que foi baptisado.
Estando hum Padre hum domingo para dizer misa aos christãos, o vierão chamar para huma molher gentia que estava em passamento. Foi-a baptisar; e, tornando a dizer misa, acabou ella esta miseravel vida indo gozar da eterna pello sacramento que recebera. Isto acontece muitos vezes nas crianças dest Costa, que hé grande consolação pera os que nella andamos, e muito mais proveito para ellas que o passão. Muitos outros casos semelhantes a estes se podião escrever que por brevidade se deixão."
To home page